Projeto Arborização


Projeto desenvolvido pela professor MIRKO DONISETE RODRIGUES BARBOSA com a colaboração dos professores da mesma unidade escolar, a fim de arborizar uma área em frente ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI.


I-INTRODUÇÃO
Tendo em vista os problemas ambientais que o planeta Terra vem enfrentando, nota-se a necessidade e a importância da recuperação de áreas degradadas e onde ainda não possui árvores. Atualmente, muito se fala e pouco se faz para mudar essa realidade e, percebendo isso, tomamos a iniciativa de plantar árvores em uma pequena área em frente a nossa escola, onde já não existia nenhuma árvore. Este espaço é destinado à área verde, como consta no mapa do município, mas que até então estava sendo muito mal utilizada, pois servia como espaço para animais se alimentar.



II- JUSTIFICATIVA


A ação pensada é arborizar o local, utilizando mudas de diversas espécies, incluindo espécies frutíferas que posteriormente, atrairão várias aves em busca de seus frutos, e ainda, seremos agraciados com o sombreamento e a beleza que as árvores nos proporcionarão. Além disso, favorece a absorção da água das chuvas, fortalecendo os lençóis freáticos, evitando a formação de erosões.
Nas cidades, é cada vez maior a liberação de gás carbônico produzido pelos animais e, exageradamente, pelos automóveis e indústrias. Assim, o papel das árvores, entre outras coisas, é fazer a absorção do gás carbônico, utilizado na produção da glicose, pois esta serve de alimento para os vegetais. Este processo é chamado de fotossíntese, em que ocorre a produção de oxigênio essencial à nossa respiração.

III- OBEJTIVO GERAL:

- Despertar no aluno o interesse e a preocupação em preservar e recuperar áreas degradadas; e dar ao aluno um novo espaço para práticas de atividades pedagógicas.


IV- OBJETIVO ESPECÍFICO:

- Proporcionar ao aluno o conhecimento de espécies nativas;
- Aproveitar a sombra para atividades escolares;
- Fazer dessa área um espaço de lazer no futuro;
- Envolver os alunos no plantio afim de trabalhar a educação ambiental.



V- METODOLOGIA:

Depois de analisar o espaço escolhido, foi divulgado o projeto para todo corpo doscente e discente da escola, em seguida o solo foi preparado com a colaboração dos alunos. Foram feitas as covas obedecendo aos padrões e normas de plantio das espécies doadas.
A usina ADECOAGRO- Angélica Agro-energia- em parceria com a Escola Estadual Dr. José Manoel F. Fragelli colaborou com a cerca em volta da área e algumas mudas.



VI- RECURSOS;
- HUIMANOS
Professores e alunos;

-MATERIAIS:
- Lousa;
- Giz;
- Livros;
- CD;
- Aparelho de som;
- Papel Manilha;
- Cartolinas;
- Papel Crepon
- Lápis de cor;
- Mudas de plantas nativas;
- Enchada;
- Cavadeira;
- Adubo orgânico;
-Calcário.
VII- CRONOGRAMA:

Atividades desenvolvidas
Objetivos

Divulgação do projeto
Despertar nos alunos e professores o interesse e compromisso com o meio ambiente.

Análise da área
Identificar as necessidades do solo.

Perfuração das covas
Abrir o espaço para inserir a muda.

Preparo das covas
Proporcionar o desenvolvimento adequado das mudas.

Apresentação do projeto no culto cívico
Expor as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto e realizar o plantio das mudas.





VIII- AVALIAÇÃO:

Observando o interesse e o empenho de cada aluno no desenvolvimento do projeto.


IX- BIBLIOGRAFIA :

http://www.ambientebrasil.com.br/
http://www.apoema.com.br/